Incêndio no hospital de Bonsucesso é tema de live da presidência do CES nesta sexta-feira (6)

Incêndio no hospital de Bonsucesso é tema de live da presidência do CES nesta sexta-feira (6)

Na próxima sexta-feira (6), a presidência do Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro realiza mais uma transmissão ao vivo na página do CES-RJ no Facebook. O tema em questão será o incêndio ocorrido no último dia 27 de outubro nas dependências do Hospital Federal de Bonsucesso, no Rio de Janeiro.

Na ocasião, por volta das 9h45, o subsolo do Prédio 1 pegou fogo, obrigando a retirada imediata de cerca de 300 pacientes do hospital. Até o momento, 3 pacientes morreram em decorrência da tragédia durante o transporte.

O HFB não tinha certificado dos bombeiros e, segundo o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Leandro Monteiro, o prédio ‘não estava adequado‘ para o funcionamento.

Nos dias subsequentes, diversos atos realizados por médicos e enfermeiros do hospital reivindicavam a reabertura das instalações. Os profissionais se mostraram preocupados com ‘fim de parte dos atendimentos, com a suspensão temporária de algumas especialidades e a transferência de médicos e enfermeiros para outras unidades de saúde’.

Segundo a direção do HFB, a previsão era de que consultas ambulatoriais, sessões de quimioterapia, entrega de medicamentos oncológicos, realização de exames laboratoriais, retirada de resultados e doação de sangue fossem retomadas nesta quarta-feira (4). Seguem suspensos emergências, cirurgias internações, hemodiálise e exames de imagens.

A live vai ao ar a partir das 18 horas de sexta-feira e contará com a participação de Mônica Armada, presidente do Sindicato dos Enfermeiros – SINDENFRJ, Alexandre Telles, presidente do Sindicato dos Médicos – SinMed/RJ e de Vanja Reis, conselheira nacional de saúde – CNS. A mediação será feita por Alexandre Vasilenskas, presidente do CES-RJ.

Daniel Spirin Reynaldo/Ascom CES-RJ

Lives