Estado do Rio realiza segunda edição da Semana da Saúde na Baixada Fluminense

Estado do Rio realiza segunda edição da Semana da Saúde na Baixada Fluminense

Foto: Rogério Santana

Via SES/RJ

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) deu início, nesta terça-feira (09.11), à segunda edição da Semana da Saúde na Baixada Fluminense. O evento, que ocorre até quinta-feira (11.11), na Praça Rui Barbosa, no Centro de Nova Iguaçu, das 8h às 16h, segue as medidas sanitárias de controle à pandemia da Covid-19. Até as 11h, mais de 1.200 atendimentos já haviam sido realizados no local.

Durante os três dias de evento, estão previstos cerca de seis mil atendimentos à população. Entre eles, estão consultas com urologistas e exames de PSA para detecção de câncer de próstata, aferição de pressão, glicose, teste rápido de hepatite B e C, de alergia e de função pulmonar, e vacinação contra Covid-19 e influenza (gripe). Quem passa pelo local também pode ajudar a salvar vidas, doando sangue no estande do Hemorio. As senhas começam a ser distribuídas às 7h, e o número de atendimentos será limitado às senhas entregues.

– A Semana da Saúde é o Estado levando os serviços de saúde pública mais perto da população. Sabemos da importância de oferecer diagnósticos precoces para auxiliar na detecção de doenças. Essa ação tem dois aspectos importantes: a prevenção de doenças e a prestação de serviços. Queremos dar acesso à população a diversos exames e testagens – ressaltou o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

O serviço mais procurado é a saúde do homem, onde homens com 50 anos ou mais ou com casos de câncer de próstata na família podem realizar consulta com urologistas e teste de PSA. Uma das pessoas que passou pelo local foi o servidor público aposentado Maijá de Paula, de 60 anos.

– Estou desde 2017 sem fazer o PSA e vim à Semana da Saúde porque sei a importância de me cuidar. Esse serviço é fundamental para prevenção do câncer, que é muito agressivo nos homens. Parabenizo a realização desse evento para prevenir e diminuir a doença – afirmou o morador de Paciência.

Moradora de Nova Iguaçu, Jane Milioli dos Santos, de 67 anos, esteve na Semana da Saúde para receber a dose de reforço da vacina contra Covid-19.

– Estou me imunizando para ficar livre do coronavírus. Quero ficar saudável para cuidar da minha filha e principalmente dos meus netos. É muito importante que todos se vacinem. Esse evento é importante para conscientizar as pessoas – destacou ela.

Darlis Maciel da Paz, de 47 anos, moradora de Nova Iguaçu, é doador de sangue há mais de dez anos e procurou a Semana da Saúde com objetivo de ajudar o próximo.

– Sou doador de sangue há mais de 10 anos e também de medula óssea. Ser doador é um ato importante para renovar a esperança do outro. Ajudar o próximo é o nosso sentido na Terra. A Semana da Saúde é uma oportunidade para as pessoas poderem ajudar também – concluiu o servidor público.

Cuidados com a Covid-19 – Durante toda a Semana da Saúde, será obrigatório o uso de máscara de proteção individual tanto nos espaços fechados quanto nos espaços abertos. Além disso, foram instalados totens com álcool em gel na área externa do evento. Uma equipe ficará circulando pela praça para dar informações, distribuir máscaras de proteção e borrifar álcool nas mãos das pessoas presentes no local.

Parceria – A ação é realizada por meio de uma parceria entre a SES, a Prefeitura de Nova Iguaçu e a Rádio Tupi e conta ainda com o apoio das Drogarias Venâncio, Hemorio, Cruz Vermelha e Brasil Sem Alergia.

Galeria de Imagens da Semana da Saúde na Baixada Fluminense: shorturl.at/pDJK3
Fotos: Rogério Santana

Semana da Saúde