Entidades querem realizar Conferência Nacional Livre, Democrática e Popular de Saúde

Entidades querem realizar Conferência Nacional Livre, Democrática e Popular de Saúde

Imagem: reprodução internet

Lançado pela Frente Pela Vida, movimento busca uma ‘nova concertação em torno da defesa do SUS’  

Ainda este ano, um número expressivo e significativo de entidades ligadas à área da saúde pretende realizar uma conferência de saúde em âmbito nacional, com participação livre. Essa conferência, de antemão intitulada Conferência Nacional Livre, Democrática e Popular de Saúde, não deverá seguir o calendário das conferências regulares e já tradicionais que ocorrem em nível nacional e estadual de quatro em quatro anos.

Mesmo não fazendo parte do circuito oficial de conferências, a necessidade de solucionar os graves problemas enfrentados na saúde e a “perduração da pandemia alimentada pela inação e atos de sabotagem do governo federal (que) vem aprofundando as iniquidades em saúde, […] exige uma nova concertação em torno da defesa do SUS, sinalizando claramente os entraves que impedem sua consolidação como política de Estado, ampliando o diálogo social entre os segmentos do setor Saúde e construindo uma agenda efetiva para as próximas gestões” – conforme cita artigo publicado pela Frente Pela Vida – gerou um movimento encabeçado por entidades de peso como Abrasco, Cebes, CUT, Rede Unida, dentre outras, em busca dessa participação mais popular e livre para discutir os rumos do Sistema Único de Saúde.

Segundo Fernando Pigatto, presidente do Conselho Nacional de Saúde, que esteve presente na reunião virtual ocorrida no último dia 7 de fevereiro para tratar dos preparativos para o lançamento, as propostas e contribuições formuladas nesta conferência livre poderão ser incorporadas ao processo preparatório da 17ª Conferência Nacional de Saúde, prevista para acontecer em julho de 2023.

Saiba mais sobre a Frente Pela Vida aqui.

O lançamento oficial da conferência será realizado em um grande ato virtual no dia 07 de abril, Dia Mundial da Saúde. A realização da Conferência tem indicativo para o 05 de agosto, Dia Nacional da Saúde.

Daniel Spirin Reynaldo/Ascom CES-RJ

Conferências livres de saúde