CES-RJ realiza seminário estadual sobre Saúde Mental

CES-RJ realiza seminário estadual sobre Saúde Mental

O Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro – CES/RJ realiza hoje, a partir das 14 horas, o ‘Seminário Estadual sobre a Política Estadual de Saúde Mental no RJ’. Promovido pelo CES-RJ e organizado pela Comissão de Educação Permanente, o seminário terá as presenças do presidente do Conselho Estadual de Saúde e Secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe ou um representante, da coordenadora da Comissão da Educação Permanente do Conselho Estadual de Saúde, Zaira da Costa, de Daniel Elia, coordenador de Saúde Mental da Secretaria de Estado de Saúde, do Dr.  Pedro Delgado, psiquiatra, com doutorado em Medicina Preventiva pela Universidade de São Paulo (USP), ex-coordenador nacional de Saúde Mental, Álcool & Outras Drogas do Ministério da Saúde, do Dr. Fernando Freitas, professor da ENSP, psicólogo da Fiocruz, Drª Márcia Lutosa Carreira, promotora de Justiça do MPRJ e coordenadora do CAO Saúde. e Dr. Caio Silva de Sousa, professor de Direito Constitucional, Processo Civil, presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil, de Francinete da Conceição do Carmo, especialista em Gestão da Clínica nas Redes Metropolitanas de Atenção à Saúde, mestranda em Educação Profissional em Saúde através da Escola Politécnica Joaquim Venâncio/FIOCRUZ, assistente social e ex-conselheira estadual de saúde e do Dr. Guilherme Pinheiro, conselheiro estadual de saúde.

O seminário será transmitido ao vivo diretamente da página oficial do CES-RJ no Fabebook e os ouvintes poderão enviar perguntas através do chat de comentários.

Confira a programação preliminar:

Seminário de Saúde Mental

Dia: 13 de outubro de 2021 de 14h às 17h

Objetivo: –

Confira a programação preliminar:

14:00 Mesa de Abertura:  Presidente do Conselho Estadual de Saúde e Secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe ou um representante.

  • Coordenadora da Comissão da Educação Permanente do Conselho Estadual de Saúde, Zaira da Costa.
  • Apresentação da Comissão de Educação Permanente do CES-RJ.

Mesa 1 – A Política Estadual de Saúde Mental na SES – Daniel Elia, coordenador de Saúde Mental da SES, Karen Athié, superintendente de Atenção Psicossocial (a confirmar).

Mesa 2 – Análise da Conjuntura Estadual da Política de Saúde Mental – Dr.  Pedro Delgado.

 Mesa 3 –   Prevenção e Pós-prevenção do suicídio, integralidade no cuidado – Dr. Fernando Freitas, professor da ENSP, psicólogo da FIOCRUZ.

Mesa 4 – Política Estadual de Saúde Mental: os desafios e os caminhos a seguir.   Drª Márcia Lutosa Carreira, Promotora de Justiça do MPRJ e Coordenadora do CAO Saúde. e Dr. Caio Silva de Sousa, Professor de Direito Constitucional, Processo Civil, Presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Ordem dos Advogados.  

Mesa 5 – Controle Social, participação social na formulação e na avaliação das políticas de saúde mental. Francinete da Conceição do Carmo

Debate: Conselheiro Dr. Guilherme Pinheiro.

Encerramento: Após debate, diante das perguntas/propostas será elaborado um documento para enviar a todas os participantes que participaram. Haverá certificado a aqueles que solicitarem, através do e-mail do Conselho Estadual de Saúde:

Momento Cultural:

Local:  Transmissão ao vivo pelo Facebook.

Daniel Spirin Reynaldo/Ascom CES-RJ

Conferências, Seminários, Simpósios, Oficinas