Lives: CES-RJ vai lançar canal de denúncias sobre as condições de saúde no sistema prisional do RJ

Lives: CES-RJ vai lançar canal de denúncias sobre as condições de saúde no sistema prisional do RJ


No próximo dia 16 de setembro, às 19h, o Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro irá lançar, ao vivo na sua página oficial no Facebook, o Canal de Denúncias do CES-RJ sobre as Condições de Saúde no Sistema Prisional do RJ através do Whatsapp

Pensado pela Comissão Temática de Saúde dos Privados de Liberdade, a elaboração do canal foi fruto de vistorias nos presídios em função da violação dos direitos humanos com relação aos trabalhadores de saúde na SEAP e em relação à saúde dos internos. A comissão enxergou a necessidade de se criar um serviço onde o familiar possa manter contato com o CES-RJ especificamente para a questão da saúde, preservando o sigilo do denunciante.

Diante da proposta, o plenário do Conselho Estadual de Saúde, reunido no dia 27 de julho de 2021 aprovou, por dezesseis votos a favor, nenhum voto contrário e duas abstenções, a criação deste canal – que será gerenciado pela secretaria executiva do CES e as denúncias encaminhadas à comissão temática. Vale lembrar que, após a divulgação do número para contato, as mensagens somente deverão ser enviadas através de áudio ou texto. O telefone não receberá chamadas.

A live vai ao ar com as participações do conselheiro coordenador da Comissão Temática de Saúde dos Privados de Liberdade, Eduardo Novais, Karen Athié, superintendente de Atenção Psicossocial e Populações em Situação de Vulnerabilidade da Secretaria de Estado de Saúde, Eliana Santos, usuária, Julia dos Santos Piffer, coordenadora de Saúde Penitenciária da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) e Flávio Campos da Silva, secretário executivo do CES-RJ. A mediação ficará a cargo da coordenadora da Comissão de Educação Permanente, Zaira da Costa.

Daniel Spirin Reynaldo/Ascom CES-RJ

Lives