Seminário estadual sobre atenção às doenças do sangue no RJ acontece no dia 09 de setembro; CES-RJ transmite ao vivo

Seminário estadual sobre atenção às doenças do sangue no RJ acontece no dia 09 de setembro; CES-RJ transmite ao vivo

O Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, por intermédio da sua Comissão de Educação Permanente, vai realizar no próximo dia 09 de setembro, a partir das 14h, o Seminário Estadual Sobre Atenção às Doenças do Sangue no RJ, com as participações de Dr. Luiz Amorim, diretor-geral do Hemorio e coordenador da  Hemorrede do Rio de Janeiro, Dra. Thais Ferraz Aguiar, diretora técnica do Hemorio, Drª Márcia Alves, coordenadora da Área Técnica de Saúde para Pessoas com Doença Falciforme da SES/RJ, usuário do SUS, Guilherme Dias e Drº Guilherme Pinheiro, conselheiro estadual de saúde.

Dentre as diversas doenças do sangue, detacam-se as disfunções da coagulação sanguínea, Leucemia, Hematocitose, Anemia Falciforme, Anemias por Deficiência de Hemoglobina, Anemias Hemolíticas, Hemofilia, Talassemia. Neste sentido, haverá um amplo debate sobre a política de doenças hematológicas e hemoterápicas do estado do Rio de Janeiro e sobre a importância da política de doença falciforme no âmbito estadual.

Confira a programação preliminar:

Seminário Sobre Atenção as Doenças do Sangue no Estado do RJ

Dia: 09 de setembro de 2021 de 14h às 17h

14:00 Mesa de Abertura:  Presidente do Conselho Estadual de Saúde e Secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe ou um representante.

  • Coordenadora da Comissão da Educação Permanente do Conselho Estadual de Saúde, Zaira da Costa.
  • Apresentação da Comissão de Educação Permanente do CES-RJ.

Mesa 1 – As Doenças Hematológicas – Dra. Thais Ferraz Aguiar, diretora técnica do Hemorio.

Mesa 2 A Política de Doenças Hematológicas e Hemoterápicas do Estado do Rio de Janeiro, Dr. Luiz Amorim, diretor-geral do Hemorio e coordenador da Hemorrede do Rio de Janeiro.  

Mesa 3 – Doença Falciforme – A doença mais prevalente do sangue no Rio de janeiro, Drª Márcia Alves, coordenadora da Área Técnica de Saúde para Pessoas com Doença Falciforme

Depoimento: Paciente com doença falciforme, Guilherme Dias

Debate: Conselheiro do segmento usuário, Dr. Guilherme Pinheiro

Debate

Encerramento: Após debate, diante das perguntas/propostas será elaborado de um documento para enviar a todos os participantes. Haverá certificado àqueles que solicitarem, através do e-mail do Conselho Estadual:

 Momento Cultural   

Local:  Transmissão ao vivo na página oficial do CES-RJ no Facebook

Daniel Spirin Reynaldo/Ascom CES-RJ

Conferências, Seminários, Simpósios, Oficinas