Covid-19: RJ irá aplicar dose de reforço em idosos e pessoas com alto grau de imunossupressão

Covid-19: RJ irá aplicar dose de reforço em idosos e pessoas com alto grau de imunossupressão

Reprodução internet

Via Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado de Saúde – RJ

NOTA À IMPRENSA: DOSE DE REFORÇO

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) por meio da Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde, encaminhou para publicação, nesta terça-feira (31.08), deliberação conjunta com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS) estabelecendo a inclusão, a partir desta quarta-feira (01/09), da dose de reforço contra Covid-19, no Calendário Único de Vacinação do Estado do Rio de Janeiro. A imunização de reforço prioriza a população de idosos a partir de 70 anos de idade, assim como idosos institucionalizados e acamados, além de pessoas com alto grau de imunossupressão que receberam as duas doses de qualquer vacina contra Covid-19 ou a dose única da Janssen há mais de seis meses.

A medida foi pactuada na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e visa garantir a proteção da população de maior risco de adoecimento e de evolução para formas graves da doença. Embora estudos apontem que as vacinas aprovadas no país são eficazes, pessoas nesta faixa etária apresentam mais comorbidades e condições de saúde mais fragilizadas devido à imunossenescência, deterioração natural do sistema imunológico provocada pelo envelhecimento, e dessa forma a proteção vai diminuindo com o tempo.

A dose de reforço foi incluída pelo Ministério da Saúde no Programa Nacional de Imunizações (PNI) diante da introdução e circulação de novas variantes de preocupação no país. No estado do Rio, a imunização de reforço foi recomendada também pelo Grupo de Especialistas em Vigilância Epidemiológica, que assessora a vigilância estadual.

A SES reforça que continua pleiteando ao Ministério da Saúde que as pessoas maiores de 60 anos também sejam contempladas com a dose de reforço.

As vacinas a serem utilizadas como dose de reforço devem pertencer, preferencialmente, a plataformas diferentes das que foram aplicadas no esquema com duas doses ou dose única, conforme tabela abaixo:

Dose 1 / Dose ÚnicaDose 2Dose de reforço
CoronavacCoronavacPfizer / Astrazeneca / Janssen
AstrazenecaAstrazenecaPfizer / Coronavac
PfizerPfizerAstrazeneca / Janssen / Coronavac
JanssenPfizer / Coronavac
Astrazeneca PfizerCoronavac
 *caso de vacinação de gestantes e puérperas, eapvs graves, etc.
Terceira dose