Vacinação contra a Covid-19 continua suspensa na capital

Vacinação contra a Covid-19 continua suspensa na capital

Avião com 1 milhão de doses da vacina contra Covid-19 da Pfizer no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), no dia 25 de julho de 2021 — Foto: Polícia Federal

Atraso nas remessas do Ministério da Saúde é a causa da paralisação

A vacinação contra a Covid-19 continua suspensa na cidade do Rio de Janeiro desde sábado (24/7) quando a prefeitura anunciou, na noite anterior (23/7), que só aplicaria as segundas doses dos imunizantes já agendadas. O calendário estipulado para início da vacinação na faixa etária dos 34 anos nesta segunda-feira deverá sofrer alteração.

Segundo o prefeito Eduardo Paes, o atraso nas remessas do Ministério da Saúde é a causa da paralisação. Em manifestação no Twitter, Paes reclamou:

“O senso de urgência do Ministério da Saúde chega a impressionar. Depois do dia todo cobrando a pauta de distribuição de parte das vacinas estocadas recebemos a previsão de entrega de pouca quantidade na terça, dia 27, e a maior quantidade na quarta, dia 28. Estamos falando de vidas!”.

Em nota, a prefeitura comunicou:

“Por já ter aplicado todas as vacinas destinadas à primeira dose (D1) contra a covid-19 e para garantir estoque para as segundas doses (D2) programadas, o Município do Rio de Janeiro suspenderá momentaneamente seu calendário de vacinação de D1 a partir de hoje (23). A vacinação será retomada assim que o Ministério da Saúde enviar nova remessa de vacinas”.

Governo do estado realizou envio 197 mil doses de Astrazeneca para os 92 municípios do estado

Para os municípios das regiões Norte, Noroeste, Baixada Litorânea e Costa Verde, Secretaria de Estado de Saúde anunciou a distribuição de 76.340 doses no sábado (24/07) por meio de helicópteros e por caminhões para as demais regiões. A Secretaria Municipal de Saúde afirmou que esta remessa será destinada à D2 (segunda dose).

O ministério da Saúde não deu qualquer previsão de data, se limitando a dizer que as entregas irão “ocorrer nos próximos dias”, afirmou Daniel Soranz, secretário de saúde do município.

Ministério faz anúncio de 10 milhões de doses aos estados “nesta semana”

Sem precisar datas, o Ministério da Saúde informou na tarde deste domingo (25/7) que a pasta fará a distribuição de 10,2 milhões de doses aos estados.

Além do Rio de Janeiro, Pará, Mato Grosso do Sul e Paraíba suspenderam a aplicação da primeira dose, restringindo à aplicação apenas da segunda.

Daniel Spirin Reynaldo/Ascom CES-RJ

[ATUALIZAÇÃO: 14:44]: Vacina contra a covid-19 deve chegar ainda nesta segunda-feira no Rio

Atraso no cronograma