Projeto de formação que reunirá 300 lideranças em defesa do SUS pelo Brasil será lançado dia 14 de junho

Projeto de formação que reunirá 300 lideranças em defesa do SUS pelo Brasil será lançado dia 14 de junho

A live de lançamento contará com participação de Fernando Pigatto, presidente do CNS, Marco Krieger, vice-presidente de Produção e Inovação da Fiocruz e Silvana Nair Leite, coordenadora geral da Escola Nacional dos Farmacêuticos

Com o objetivo de formar uma rede de de lideranças brasileiras, que participarão de um ciclo de atividades online e seminários, o “Projeto Integra – articular políticas públicas para fortalecer o direito à Saúde”, será lançado dia 14 de junho, às 17 horas, em live transmitida no youtube e facebook do Conselho Nacional de Saúde (CNS); e também no facebook da Escola Nacional dos Farmacêuticos (ENF). Em discussão, as possibilidades de integração de políticas de saúde, em contexto de pandemia de Covid-19.

A iniciativa é assinada pelo CNS, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e ENF, com apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). 300 participantes de todos os estados serão selecionados. O objetivo é promover estratégias para a integração de políticas e práticas da Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica, Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde no âmbito da gestão participativa e dos movimentos sociais.

Live de lançamento

A live contará com participação de Fernando Pigatto, presidente do CNS; de Marco Krieger vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz; de Silvana Nair Leite, coordenadora geral da ENF; e contará com mediação de Ronald dos Santos, presidente da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar).

Rede para integração de políticas

Com o projeto, a ideia é constituir uma rede de lideranças que devem contribuir para a construção de melhores condições nacionais para o enfrentamento aos problemas de saúde, em especial os gerados pela pandemia de Covid-19. Nesse contexto, o projeto irá promover debates sobre as ações de combate à pandemia, com a realização de etapas preparatórias do 9º Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêuticas (9º SNCTAF), previsto para ocorrer em junho de 2022, 

O Relatório Final do 9º SNCTAF, que será construído com a colaboração de todos os participantes, subsidiará debates e audiências públicas na Câmara e no Senado Federal, nas Assembleias Legislativas, nas Câmaras Municipais, nas Universidades e nas Coordenações Regionais da Fiocruz. Entregar para os candidatos à presidência, deputados, senadores e outros.

Inscrições e Metodologia

Após a live de lançamento, as inscrições para o projeto ficarão abertas entre 14 de junho e 15 de julho, via formulário que será disponibilizado no site das instituições envolvidas. O curso online ocorrerá em quatro etapas ao longo de 2021 e 2022.

1ª fase: Após a divulgação da lista de selecionados, as turmas de formação começam em 2 de agosto de 2021. 

2ª fase: A partir de janeiro de 2022, serão realizados encontros regionais preparatórios para o 9º Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica (9º SNCTAF).

3ª fase – Realização do 9º SNCTAF e aprovação do Relatório Final, que deverá ocorrer em junho de 2022. 

4ª fase – Divulgação do produto final do projeto, consolidado em torno do relatório final que será aprovado no 9º SNCTAF. 

Perfil dos participantes

O intuito é envolver profissionais e gestores da saúde, conselheiros de saúde, nas três esferas de gestão, movimentos sociais, entidades da sociedade civil organizada, professores, pesquisadores e estudantes. A seleção atenderá critérios de paridade regional e de gênero. O Projeto Integra visa contemplar as 117 macrorregiões de Saúde do país, ofertando pelo menos uma vaga para cada uma delas, e o restante das vagas será proporcional à população em cada região.

Para os participantes do controle social do SUS, será respeitada a paridade em relação aos(às) usuários(as) e as proporções dos demais segmentos: gestores(as) e trabalhadores(as) da Saúde. Além disso, a seleção dos interessados respeitará a diversidade e proporcionalidade em relação ao gênero, faixa etária, raça/cor/etnia e pessoas com deficiência nas regiões do país.

Mais informações

O que: Live de lançamento do Projeto Integra

Quando: 14 de junho às 17h.

Acesso: Facebook e Youtube do CNS; e facebook da ENF

Link para inscrições: (será divulgado no dia da live)

Ascom CNS/ENF/Fiocruz

Defesa do SUS