Inscrições abertas para o Laboratório de Inovação – Conselhos de Saúde e Participação Social na resposta à Covid-19

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no Brasil e o Conselho Nacional de Saúde (CNS) abrem hoje (15/04) as inscrições para o Laboratório de Inovação – Conselhos de Saúde e Participação Social na resposta à Covid-19. Podem participar experiências desenvolvidas por conselhos estaduais, municipais e locais de saúde, por universidades e instituições de ensino superior, e por atores de setores diversos segmentos (Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público, organizações filantrópicas ou sociedade civil). As inscrições podem ser feitas no Portal da Inovação na Gestão do SUS (https://apsredes.org/participacao-social-na-resposta-a-covid-19) até o dia 15 de maio. 

Cada experiência precisa contemplar um dos três eixos temáticos: 

  1. Fortalecimento e qualificação da participação social dos Conselhos de Saúde visando exercer o controle social na proposição, fiscalização e controle das ações governamentais de enfrentamento da pandemia. 
  2. Atuação direta dos Conselhos de Saúde em ações de comunicação para a população, mobilização e articulação social para o enfrentamento da pandemia.
  3. Parcerias dos Conselhos de Saúde com cursos de graduação da área da saúde, Universidades e Instituições de Ensino Superior promovendo a integração do ensino com a participação social.

Os conselhos e eventuais instituições parceiras que tiverem experiências selecionadas receberão um certificado de reconhecimento, participarão de debates virtuais e vão ter a prática sistematizada e divulgada em publicação organizada pelo CNS e OPAS/OMS, por meio da Série NavegadorSUS. 

As experiências devem ser de ações formalizadas e respaldadas por um Conselho de Saúde, local, municipal ou estadual. 

O Laboratório de Inovação – Controle de Saúde e Participação Social na resposta à Covid-19 busca inovações com enfoque na promoção da saúde, na integração das universidades e institutos de Ensino Superior com os Conselhos de Saúde e nas ações de proteção social de populações vulnerabilizadas no contexto da pandemia.

A iniciativa também consolidará em um acervo todas as experiências selecionadas, visando subsidiar as etapas de intercâmbio entre os participantes da iniciativa. A metodologia do Laboratório de Inovação em Saúde (LIS) foi desenvolvida pela OPAS/OMS Brasil, em 2008, para agregar uma nova ferramenta nas atividades de cooperação técnica a partir da compreensão de que diversas inovações são produzidas no SUS. A parceria com o Conselho Nacional de Saúde ocorre desde 2011.

Para inscrição, acesse o site – https://apsredes.org/participacao-social-na-resposta-a-covid-19

Confira o cronograma:

Edital e inscrições no site http://www.apsredes.org: 12/04 a 15/05/21

Seleção das experiências: 15/05 a 16/06/21

Fase de intercâmbio de experiências: 16/6 a 31/10/21

Finalização do Laboratório: mês de novembro.

  • Leia sobre o lançamento do Laboratório clicando aqui 

Via APSREDES

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s