Consórcio Nordeste viabiliza a compra de 39 milhões de doses da vacina russa Sputnik V

Consórcio Nordeste viabiliza a compra de 39 milhões de doses da vacina russa Sputnik V

Um acordo que estava sendo realizado por governadores da região Nordeste – que formam o Consórcio Nordeste – foi viabilizado para a compra de um primeiro lote de 39 milhões de doses da vacina russa contra a Covid-19, Sputnik V. O anúncio foi feito pelo governador do Piauí, Wellington Dias (PT), que, juntamente com o governador da Bahia Rui Costa, têm liderado a iniciativa dos chefes estaduais do país na busca de imunizantes.

Governadores do Nordeste comprarão vacinas por preço menor que ministério

A expectativa é que o acordo seja celebrado na manhã de hoje com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. Segundo o governador, as 39 milhões de doses devem ser repassadas ao governo federal para usar no plano nacional de imunização entre março e julho. O Consórcio Nordeste apresentará nesta sexta-feira (12) proposta ao Fundo Soberano Russo para comprar 39,6 milhões de doses da vacina, especificamente.

Governador João Azevêdo em reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello — Foto: José Marques/Secom-PB

“O ministério vai comprar as vacinas e com base nessa compra nós vamos garantir as condições de vacinas para todos os brasileiros”, disse.

O comunicado foi dado em um encontro virtual entre governadores e Pazuello.

A Sputnik V, entretanto, “ainda não possui aval para uso dado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas a intenção é que o ministério compre e possa usar na vacinação de toda a população brasileira”.

Daniel Spirin Reynaldo/Ascom CES-RJ

Com informações Uol Notícias.

Sputnik V