Campanha contra as perdas de recursos do SUS será lançada na Região Serrana

Campanha contra as perdas de recursos do SUS será lançada na Região Serrana

Logo mais, às 18 horas, os conselhos municipais de saúde que compõem a Região Serrana do Rio de Janeiro irão se reunir para lançar a campanha ‘Você vai deixar o SUS perder mais de R$ 35 bilhões em 2021?‘, uma iniciativa do Conselho Nacional de Saúde contra o desfinanciamento do Sistema Único de Saúde, consequência das imposições do Teto de Gastos federal e que foi replicada pelo Conselho Estadual de Saúde – RJ no dia 25 de agosto.

Inicialmente lançada nacionalmente pelo CNS no último dia 11 de agosto, a petição contra a retirada de recursos da saúde foi realizada nos âmbitos nacional e estadual e, agora, está alcançando as regiões de saúde do Rio de Janeiro.

O encontro do lançamento será transmitido ao vivo pela CES-RJ TV, canal oficial do conselho no YouTube.

SAIBA MAIS

O Sistema Único de Saúde perderá R$ 35 bilhões em comparação aos recursos do Ministério da Saúde em 2020, de acordo com a Comissão Intersetorial de Orçamento e Financiamento do CNS. O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) 2021 da União, enviado ao Congresso Nacional, tem a proposta de retomada das regras da EC 95/2016, o que não podemos permitir, pois aprofundam o desfinanciamento progressivo do direito à saúde garantido na Constituição Federal de 1988.

A inoperância ou inércia federal desrespeita a Constituição de 1988, as resoluções e recomendações do CNS e o processo de planejamento ascendente do SUS, estabelecido pela Lei Complementar 141/2012. Isso está em desacordo com a Lei 8.142/90, que define a participação da comunidade na gestão SUS. É mais uma vez o enfraquecimento do pacto social de bem-estar e proteção social assinado na Constituição, com a naturalização da barbárie e sem ouvir o clamor do controle social do SUS. (Fonte: CNS)

VAMOS JUNTOS. EM DEFESA DO SUS, EM DEFESA DA VIDA. Assine a nossa petição pública por mais investimentos para o SUS: https://www.change.org/peticaocns

Daniel Spirin Reynaldo/Ascom CES-RJ

#RevogaEC95