VACINA CONTRA COVID-19

Covid-19: Rússia é o primeiro país a anunciar vacinação em massa para a população

Russia anuncia vacinação em massa contra Covid-19 para outubro (Foto: Alexander Astafyev/TASS via Getty Images)

Em RT Espanhol

A vacinação em massa entre a população está prevista para outubro, anunciou o Ministro da Saúde da Rússia

Mikhail Murashko, Ministro da Saúde da Rússia, confirmou que a fase de ensaios clínicos da vacina desenvolvida pelo Centro Nacional de Pesquisa em Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya, em conjunto com o Ministério da Defesa da Rússia, foi concluída. O pacote de documentos necessários para registrar o medicamento está sendo preparado.

Uma vez obtido o certificado de registro, a vacina começará a ser fornecida à população. Os primeiros a serem vacinados serão membros de grupos especiais, como médicos e professores. “Haverá mais observações de pacientes vacinados”, explicou Murashko, acrescentando que a vacinação em massa está prevista para outubro.

O Ministério da Defesa enfatizou que os resultados do estudo mostram inequivocamente o desenvolvimento de uma resposta imune em todos os voluntários, sem efeitos colaterais, complicações ou reações indesejadas.

O Ministro da Saúde também disse que outra vacina, desenvolvida pelo Centro Estadual Véktor de Pesquisa de Virologia e Biotecnologia em Novosibirsk, está passando por testes clínicos.

Na semana passada, o primeiro-ministro russo Mikhail Mishustin anunciou que 17 organizações científicas no país estão desenvolvendo mais de 25 vacinas diferentes contra o novo coronavírus. Até agora, a Rússia registrou 845.443 casos positivos e 14.058 mortes por covid-19.