Flexibilização do isolamento

Rio registra grande movimento nas ruas e na praia em primeiro dia de flexibilização

Comércios e praias registraram um grande movimento de pessoas neste sábado, nem todas usando máscaras. Número de mortes segue crescendo

POR O DIA

Pessoas na orla de Copacabana, zona sul do Rio, na manha deste sábado, no primeiro dia de flexibilização Reginaldo Pimenta/Agência O Dia

Rio – O Rio de Janeiro registrou um grande movimento nas ruas e nas praias no primeiro dia de flexibilização de medidas restritivas, seguindo o decreto publicado em edição extra do Diário Oficial desta sexta-feira pelo governador Wilson Witzel.

Comércios e praias registraram um grande movimento de pessoas, nem todas usando máscaras. Nos shoppings, apesar do decreto estadual liberar, muita gente deu de cara com a porta fechada, já que a prefeitura do Rio ainda não autorizou a liberação.
Até o balanço divulgado nesta sexta, o Estado do Rio registrou 6.473 mortes por coronavírus e 63.066 casos confirmados da doença. No Brasil, já são mais de 35 mil mortos.

Governo decreta relaxamento de medidas restritivas no Rio de Janeiro – na foto, lanchonete na Rua dos Andradas, no SAARA, centro do Rio Reginaldo Pimenta/Agência O Dia

Decreto

Segundo o decreto estadual, os shopping centers e centros comerciais podem funcionar das 12h às 20h, com limitação de 50% da capacidade, garantindo fornecimento de álcool em gel 70%. As praças de alimentação também podem reabrir, obedecendo ao limite de 50% da capacidade. Áreas de recreação, cinemas e afins, no entanto, permanecerão fechados.

Bares e restaurantes também podem voltar a funcionar a partir deste sábado, respeitando o limite de 50% de sua capacidade.

Prefeito do Rio diz que decreto estadual que flexibilizou as medidas de isolamento gerou insegurança jurídica

Equipamentos e pontos turísticos, como Cristo Redentor e Pão de Açúcar, também estão autorizados a abrir para o público, respeitando o limite de 50% de sua capacidade de lotação. As organizações religiosas podem funcionar, desde que seja observada a distância de 1 metro entre as pessoas.

O funcionamento dos parques, para a prática de esportes, também está permitido, desde que não haja aglomeração. Ficam autorizadas as atividades esportivas individuais ao ar livre, inclusive em praias e lagoas, preferencialmente próximo à residência. Atividades esportivas de alto rendimento passam a ser autorizadas, desde que sem público e com os devidos protocolos de higienização.

Movimentaçao no SAARA, Rua Senhor dos Passos, centro do Rio, no primeiro dia de relaxamento de medidas restritivas Reginaldo Pimenta/Agência O Dia

Todos os estabelecimentos abertos devem seguir protocolos e medidas de segurança recomendadas pelas autoridades sanitárias, como assegurar a distância mínima de 1 metro entre as pessoas e disponibilizar álcool em gel 70%. Deve também ser observada a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial por clientes e funcionários.

Em decreto publicado em edição extra também nesta sexta-feira (05/06), o Governo do Estado determinou ainda o retorno gradual do transporte intermunicipal de passageiros a partir deste sábado.

O governo alega que as medidas de isolamento tomadas em meados de março ajudaram no achatamento da curva do novo coronavírus. No final de abril, mais de 1,5 mil pessoas aguardavam por leitos de enfermaria e UTI no estado. Atualmente, esse número caiu para pouco mais de 100, segundo o governo, com tempo de espera de regulação de cerca de 2 dias.

Leia mais:

Governo do RJ publica decreto para reabertura gradual a partir deste sábado

Governo federal tira site do ar e deixa de informar total de mortes e casos

CONASS repudia acusação de manipulação de dados sobre Covid-19

Johns Hopkins exclui Brasil do balanço global após omissão de dados

Defensoria da União pede na Justiça que Ministério da Saúde divulgue integralmente dados sobre coronavírus até 19h

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s