Coronavírus

Prefeitura do Rio altera método e óbitos por covid-19 divergem em 40% de dados do governo

1__g5i5471_8-17272272

Prefeitura passou a utilizar os dados dos sepultamentos coletados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura com os cemitérios cariocas – Gilvan de Souza/Agencia O Dia

Jornal O Dia:

O município registra 1.801 óbitos. O número é 40% inferior ao divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde para a cidade: 2.978. A diferença é de 1.177

A Prefeitura do Rio voltou, na terça-feira, a divulgar o número de óbitos por covid-19 em seu painel de monitoramento ao novo coronavírus após uma semana sem os dados. O método foi alterado e agora, só considera mortes cujos atestados de óbito apontem o coronavírus como causa de morte. O gargalo de dados ocorre porque muitas vezes os atestados de óbitos são emitidos antes que os resultados dos exames fiquem prontos. 

De acordo com essa última atualização, o município registra 1.801 óbitos. O número é 40% inferior ao divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde para a cidade: 2.978. A diferença é de 1.177.

A Prefeitura passou a utilizar os dados dos sepultamentos coletados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura com os cemitérios cariocas. O Painel Covid-19 também deixou de informar o número de mortes por bairro.

A partir de agora, será divulgado diariamente o número de sepultamentos nos cemitérios cariocas de pessoas que tenham como causa confirmada da morte a Covid-19. A nova metodologia, diz a Secretaria Municipal de Saúde, tem a finalidade de dar fidelidade à apuração das mortes por Covid. “Todos os dados de óbitos que hoje são enviados ao governo federal continuam, porque envolvem, além da Prefeitura, o Estado e a rede privada. A mudança feita no painel é para dar mais transparência a esses dados. A informação dos cartórios leva até 60 dias e o dado mais próximo e fidedigno de quem faleceu hoje, ou há dois dias, é o de sepultamento nos cemitérios”, afirma em nota.

Categorias:Coronavírus

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s