Secretário estadual de saúde do RJ recomenda isolamento social amplo para conter avanço do novo coronavírus

Secretário estadual de saúde do RJ recomenda isolamento social amplo para conter avanço do novo coronavírus

Edmar Santos também falou sobre as dificuldades de se adquirir respiradores; abertura do hospital de campanha do Maracanã está prevista os próximos dias

Em vídeo divulgado agora à noite na página da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, o secretário estadual de saúde, Edmar Santos, afirmou que o estado está encontrando dificuldades para adquirir respiradores para as UTIs. Segundo ele, “O estado do Rio de Janeiro tentou adquirir mil respiradores, mas assim como outros estados – SP e Bahia por exemplo chegaram a pagar adiantado – o estado do Rio de Janeiro tem tido dificuldade de receber suas encomendas, especialmente para pagamento a posterior”. O secretário acrescentou que existe um “teto máximo” de leitos por falta de profissionais de saúde.

A inauguração do hospital de campanha do Maracanã, com capacidade para 400 leitos, sendo 80 de UTI, está prevista para os próximos dias.

Por fim, Edmar recomendou o isolamento social amplo como forma de conter o avanço do novo coronavírus no estado: “Diante dos fatos concretos que temos, o isolamento social amplo é a nossa melhor arma para manter adequada a relação entre oferta de leitos e necessidade de leitos”.

Daniel Spirin Reynaldo/Ascom CES-RJ

Coronavírus