Coronavírus

Rio avalia suspender aulas e visitas a presídios para evitar avanço do coronavírus

foto witzel edmar

Reunião do recém-criado gabinete de crise realizada entre o governo, SES e MP para tratar das ações de combate ao coronavírus no Rio de Janeiro. (Foto: reprodução Facebook)

No Jornal Extra:

RIO — Em reunião entre o Ministério Público do Rio de Janeiro e o governo do Estado nesta quinta-feira, foram apresentadas algumas sugestões que serão avaliadas pelos órgãos competentes diante do surto do novo coronavírus, considerado uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Clique aqui e acesse um guia completo caibre o coronavírus

Um encontro na manhã desta sexta-feira deverá dar continuidade à avaliação das recomendações da Secretaria de Estado de Saúde (SES). As medidas a serem discutidas são:

  • A suspensão de visitas em presídios;
  • O fechamento de escolas, considerando medidas compensatórias para não prejudicar alunos;
  • Trabalho em Home Office para os servidores públicos que puderem adotar esse sistema, visando a evitar aglomerações nos transportes públicos;
  • Álcool gel em todas as estações de transportes públicos.

O secretário de Saúde Edmar Santos levou em conta as diferenças entre os países que tomaram medidas drásticas de redução de mobilidade, contornando melhor a situação, e os que demoraram a adotá-las, causando maior avanço da doença. Também foi considerada a média mundial de 15% dos infectados estarem sendo internados e precisando de leitos.

CoronavírusHospital de Acari vai concentrar atendimentos para casos graves no Rio

De acordo com a última divulgação da SES, feita às 18h30 desta quarta-feira, há 228 casos suspeitos e 16 confirmados do novo coronavírus: um em Barra Mansa, um em Niterói e 14 na capital.

A décima sexta paciente é uma mulher de 28 anos residente na cidade do Rio. Ela procurou o serviço de saúde ao sentir febre, cefaleia e mialgia. Com estado de saúde estável, ela está em isolamento domiciliar.

Nesta quinta-feira, o estado do Rio passou do Nível 0 para o Nível 1 do plano de contingência após a confirmação do primeiro caso de transmissão local de coronavírus.

Medidas de prevenção:

  • Proteger nariz e boca ao espirrar ou tossir
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres e copos
  • Lavar frequentemente as mãos, especialmente após espirrar ou tossir
  • Utilizar álcool em gel nas mãos

Leia abaixo a nota da Secretaria de Educação sobre o caso:

“A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) informa que, nesta sexta-feira, dia 13, as aulas serão mantidas em todas as escolas da rede pública estadual. Amanhã, acontecerá uma reunião para definir os protocolos específicos que serão adotados nas unidades em relação ao coronavírus e a rotina de aulas nos colégios. Qualquer alteração das atividades na rede estadual será informada aos profissionais da Educação e divulgada nas redes sociais da Seeduc”.

Categorias:Coronavírus

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s