16ª Conferência Nacional de Saúde

Relatório da 16ª Conferência Nacional de Saúde será lançado na Fiocruz (RJ)

relatório lançamento 16

Por 

O documento deve orientar o Plano Plurianual 2020-2023, o Plano Nacional de Saúde e o desenvolvimento de uma série de políticas públicas para o SUS

Em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), da democracia e do Brasil, os mais de cinco mil participantes da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8) escreveram mais um capítulo da história da saúde pública brasileira. O relatório do evento, que apresenta propostas e diretrizes para o governo, será lançado dia 7 de novembro, na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro (RJ). O lançamento é aberto ao público e vai ocorrer durante a 323ª Reunião Ordinária do CNS.

O documento reúne um conjunto de relatos e deliberações contra o desfinanciamento do SUS, representando os desejos e sonhos do povo brasileiro. As etapas preparatórias percorreram todo o Brasil. Foram realizadas mais de quatro mil e seiscentas conferências com público total estimado em um milhão de pessoas. Essa construção coletiva, organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), vai nortear os diversos setores da saúde do país e as ações do Ministério da Saúde (MS) para o SUS pelos próximos anos.

O relatório contempla as 31 diretrizes e 329 propostas oriundas de todos os estados brasileiros. Além disso, há 56 moções que marcaram o posicionamento do evento. A 16ª Conferência, que teve a etapa final realizada de 4 a 7 de agosto em Brasília, trouxe o tema Democracia e Saúde, trabalhando três eixos: Saúde como Direito, Consolidação do SUS e Financiamento Adequado para o SUS.

O evento fez um resgate à 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986, após intensas manifestações que resultaram na Reforma Sanitária Brasileira, responsável por definir as bases para a Constituição de 1988 e a construção do SUS. Agora, o  objetivo é que as deliberações orientem o Plano Plurianual 2020-2023, o Plano Nacional de Saúde e o desenvolvimento de uma série de políticas públicas da área saúde. O lançamento faz parte das comemorações dos 120 anos da Fiocruz.

radis foto

Mais informações

O quê: Lançamento do Relatório da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8).

Quando: 7 de novembro, às 10h.

Onde: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rio de Janeiro (RJ). Auditório da ENSP, Av. Brasil, 4365 – Manquinhos.

Informações: (61) 3315-2150 | 3315-3821

Foto: Revista Radis

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s