8ª Conferência Estadual de Saúde

8ª Conferência Estadual de Saúde do Rio: Grupos de Trabalho e Plenária Final

DSCF3532

Dando continuidade aos trabalhos da 8ª Conferência Estadual de Saúde do Rio de Janeiro após a Cerimônia de Abertura da sexta-feira (24), o sábado contou com a presença das palestrantes Maria do Socorro de Souza, que tratou do tema ‘Saúde como direito’ Sueli Scotelário Porto, falando sobre ‘Concurso Público VS Recursos Humanos, Reestruturação de Hospitais’, Elaine Pelaez, que abordou a ‘Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde – SUS’ e Dayse Demori, apresentando o tema ‘Financiamento adequado e suficiente para o SUS’. A coordenação de mesa ficou a cargo de Monica Almeida. Márcio Berman foi o secretário de mesa.

DSCF3628

Palestrantes no segundo dia de conferência

WhatsApp Image 2019-05-28 at 01.50.43

Palestrantes receberam placas em agradecimento/Foto:Basílio-SES RJ

Na parte da tarde, foram iniciados os trabalhos que fundamentam a conferência, ou seja, os grupos divididos em eixos que debateram as propostas pra a saúde do estado e para a 16ª Conferência Nacional de Saúde. As salas de aula da Universidade do Estado do Rio de Janeiro foram palco de intensos debates sobre Saúde como direito; Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS); Financiamento adequado e suficiente para o SUS; Regulação; Reestruturação dos Hospitais; Insumos; Concurso Público VS Recursos Humanos; OSS; e Atenção Básica.

DSCF3729

Grupos de trabalho em ação

DSCF3718

Cada eixo foi detidamente analisado

DSCF3728.JPG

Sala de aula é lugar de propostas

Relatoria e homenagem aos voluntários

Os trabalhos da Relatoria da 8ª CESRJ foram intensos e atravessaram a noite de sábado para domingo. Devido a quantidade grande de propostas advindas dos municípios e dos GTs, os cerca de 90 voluntários universitários, servidores, técnicos do Conselho Estadual de Saúde e SES e apoiadores se desdobraram para sintetizar todo o material. Ao final, todos receberam uma justa homenagem no palco.

DSCF3520

Voluntários da Relatoria subiram ao palco para receber homenagem

DSCF3525

Componentes da Relatoria

‘Bandeijão’ da UERJ recebe elogios

Um dos momentos esperados pelos delegados e delegadas após a participação ativa na conferência não poderia ser esquecido. O almoço foi servido no famoso ‘Bandeijão da UERJ’ e foi elogiado por vários participantes, seja pela higiene e amplitude do local, seja pelo saboroso tempero que deu um toque especial à 8ª CESRJ.

Expositores

Tanto no sábado quanto no domingo de conferência, expositores montaram uma ‘feirinha’ nos acessos ao Teatro Odylo Costa Filho. Artesanato, pinturas, livros e acessórios afro foram oferecidos ao público. Os serviços de TPO (Terapia de Purificação Okada) foram um verdadeiro sucesso para quem queria aliviar a tensão.

DSCF3683

Expositores na 8ª CESRJ

DSCF3682

Pinturas e decorações foram expostas ao público

DSCF3679

Literatura e ítens afro fizeram parte da exposição

WhatsApp Image 2019-05-28 at 01.22.33

Sessões de TPO foram bastante requisitadas/Foto: Basílio-SES RJ

‘Olha a água!’

Funcionários da CEDAE (empresa estatal de abastecimento de água), muito solícitos e atuantes, ofereceram muita água gelada para os presentes.

Segurança dia e noite

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro disponibilizou seu corpo de segurança para preservar a tranquilidade no local de apresentações e nas salas de aula onde foram realizados os trabalhos de discussões.

DSCF3738

Participantes circularam com tranquilidade pelas dependências da UERJ

Plenária final, votação das propostas, eleição do (a) Articulador de Plenária e eleição das delegações    

O cansaço de sexta-feira e sábado ficou de lado e deu lugar às intensas atividades do último dia de conferência, quando a Plenária Final serviu de orientação para os trabalhos de votação das propostas tiradas nos grupos de discussão. Antes, porém, a eleição para a escolha do novo (a) Articulador (a) de Plenária animou o teatro. Numa votação bastante disputada, a conselheira estadual Eliane Santos foi eleita, tendo como suplentes as também conselheiras estaduais  Maria Celina e Luiza Dantas (seguimento usuário, usuário e profissional de saúde, respectivamente).

DSCF3579

As eleitas na votação para Articulador de Plenária (Luiza Dantas e Maria Celina como suplentes e Eliane Santos, titular)

DSCF3535

Votações

DSCF3452

Delegada exibe seu crachá

DSCF3528

Muita atenção às propostas. Artur Custódio soube conduzir com competência a coordenação da Plenária

A conferência do Rio de Janeiro elaborou e votou as propostas que serão enviadas para a Relatoria da 16ª Conferência Nacional de Saúde. Já as propostas de âmbito estadual serão elaboradas em até 60 dias numa nova Plenária. Motivo: a Relatoria enfrentou problemas de energia na noite/madrugada de sábado para domingo e, portanto, não teve condições de completar os trabalhos.

DSCF3469

Debates acalorados também fizeram parte da conferência

DSCF3402

Flávio Campos, secretário executivo do CES-RJ, Mara Dalila, Comissão Organizadora e Daniel Simões, subsecretário geral da SES-RJ

DSCF3446

Zaira da Costa, presidente do CES-RJ

Por fim, as nove regiões do estado homologaram seus delegados e delegadas, além de convidados, que formarão a delegação fluminense na 16ª CNS, a se realizar nos dias 04, 05, 06 e 07 de agosto, em Brasília.

DSCF3583

Hora da homologação

Mais uma vez, o Conselho Estadual de Saúde transmitiu ao vivo os dois últimos dias de conferência em sua página oficial no Facebook.

Veja mais imagens:

 

Texto e imagens: Daniel Spirin Reynaldo/Ascom CES-RJ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s