16ª Conferência Nacional de Saúde

Rio sediou a primeira Oficina Macrorregional COFIN/CNS na Região Sudeste

DSCF3007

CES/RJ – 02/04/2019 18:30

O Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro foi o anfitrião da Oficina Macrorregional COFIN/CNS 2019 etapa Sudeste realizada quinta-feira e sexta-feira (28 e 29/03/2019), na sede do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde – RJ. As oficinas, que são promovidas pelo Conselho Nacional de Saúde, tratam sobre orçamento e financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS). A etapa Sudeste recebeu conselheiras e conselheiros de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro. Ao todo, mais de 80 conselheiros estaduais e municipais estiveram presentes.

Conselheiros e conselheiras dos quatro estados da Região Sudeste estiveram presentes

De acordo com o CNS, “o objetivo é fomentar as discussões no controle social sobre a aplicação da Lei Complementar nº 141/2012, que dispõe sobre os valores mínimos a serem aplicados anualmente (pelos municípios, estados e União) em ações e serviços públicos de saúde”.

Ao todo, serão oferecidas seis oficinas espalhadas por todas as regiões do país.

A Oficina no Rio

A Mesa de Abertura, cujo tema foi ‘Democratização e a implantação do modelo público e universal de saúde no Brasil (resgate histórico até a consolidação do SUS), teve como palestrante a Profª e Drª Eli Iola Gurgel Andrade, professora-Associada do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina UFMG/ABRASCO. A presidente do Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Zaira da Costa, deu as boas vindas aos participantes.

Profª e Drª Eli Iola Gurgel Andrade

Após os debates e o almoço, a Mesa 2 discorreu sobre ‘Os desafios do Controle Social na consolidação do SUS a da democracia no Brasil’. André Luiz de Oliveira (Coordenador da COFIN/CNS e Mesa Diretora do CNS) e Wanderley Gomes da Silva, Conselheiro Nacional de Saúde/CONAM foram os palestrantes.

André Luiz de Oliveira (Coordenador da COFIN/CNS)

Fechando o primeiro dia, os debates e a dinâmica em grupo tornaram a oficina um profícuo certame em defesa do Sistema Único de Saúde, cujas falas, tanto dos palestrantes quanto dos participantes, abordaram os riscos de retrocessos e desfinanciamento do SUS, a luta por uma 16ª Conferência Nacional de Saúde que resgate os princípios defendidos durante a 8ª CNS, atualizando-os para os desafios de hoje, além do apelo para que todos os representantes do Controle Social, nos estados e municípios, se unam em torno dos princípios do SUS e resistam diante dos ataques daqueles que propõem o sucateamento da saúde pública no Brasil.

Mesa de Abertura com a presidente do CES-RJ, Zaira da Costa

A oficina prosseguiu no dia seguinte, sexta-feira, com o Professor Francisco Funcia, economista e Mestre em Economia Política, consultor técnico da COFIN/CNS e Carlos Ocké Reis, economista, doutor em Saúde Coletiva (UERJ) e pós-doutor pela Yale Schoool of Management (New Haven EUA), técnico em Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) palestrando.

O professor Francisco Funcia

Carlos Ocké Reis, economista

Durante as dinâmicas de grupo e debates, os organizadores da Oficina Macrorregional incentivaram os (as) conselheiros (as) a elaborarem, por estado, propostas e diretrizes para serem debatidas na 16ª Conferência Nacional de Saúde.

Ao final, uma carta marcando posicionamento da Região Sudeste em defesa do SUS foi redigida e lida no auditório.

DSCF3001

Leitura da Carta de Diretrizes da Região Sudeste

O Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro transmitiu ao vivo os dois dias de oficina pelo seu canal oficial no YouTube.

Veja mais algumas imagens do evento:

Daniel Spirin Reynaldo/Ascom CES-RJ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s