Conferências, Seminários, Simpósios, Oficinas

Seminário realizado pela CISM/CES-RJ reuniu grande número de participantes e discutiu a Saúde Mental no Rio

CES/RJ – 27/03/2019 18:13

DSCF2762

Participantes lotaram o auditório do 11º andar

Comissão Intersetorial de Saúde Mental do CES-RJ realizou seminário na última terça-feira que contou com número expressivo de participantes

Sob o tema “Ações da Saúde Mental sob a ótica do Controle Social”, a Comissão Intersetorial de Saúde Mental do Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro realizou nesta terça-feira (26), no auditório do 11º andar do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde – RJ, mais um seminário de grande interesse para a população, para os usuários e profissionais de saúde e gestores.

Rico em ideias e com uma diversidade de palestrantes, o Seminário Estadual de Saúde Mental: Ações da Saúde Mental sob a Ótica do Controle Social teve seu início, por volta das 10h, logo após o coffe break, já com o auditório lotado – ao todo, 68 participantes estiveram presentes. As inscrições, além de terem sido disponibilizadas online, também puderam ser feitas na hora.

A Mesa de Abertura contou com a presença de Elias dos Santos Luz, conselheiro estadual e suplente da presidência do CES-RJ, Lucila Catanante, conselheira estadual e representante da gestão, Francinete da Conceição, conselheira estadual e coordenadora da CISM, Rosimeri Barbosa, gerência de Saúde Mental da SES/RJ e Flávio Campos da Silva, secretário-executivo do Conselho.

DSCF2723

Na foto, da esquerda para a direita: Flávio Campos, Francinete da Conceição, Elias dos Santos, Rosimere Barbosa Lima e Lucila Catanante

A Mesa 1 – Ocupação dos Espaços de Participação – teve como palestrantes
Celso Vegne (Gestão Estratégica e Participativa da SES/RJ), Raquel Cruz da Silva (assessora técnica de Arte, Cultura e Geração de Renda e Trabalho
da Superintendência de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde da Cidade do Rio de Janeiro) e Iolanda Machado, Familiar de Usuário do CAPSi Heitor Villa-Lobos. A coordenação ficou a cargo do conselheiro Edison Munhoz (CES/RJ).

DSCF2740

Celso Vegne, palestrante

Já a Mesa 2, cujo tema abordado foi “Planejamento, Ações e Estratégias de Saúde Mental” contou com Rosimeri Barbosa Lima, psicóloga, pós-graduada em Saúde Mental e atenção ao Álcool e Drogas e coordenadora da Gerência de Saúde Mental da SES/RJ, Fernanda Rodrigues da Guia, seção de Apoio Institucional e Articulação Federativa do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde – RJ, mestranda do Instituto de Saúde Coletiva da UFRJ e especialista em Saúde Coletiva. Luciene Abreu dos Santos, conselheira estadual de saúde, coordenou os trabalhos.

DSCF2772

Iolanda Machado, palestrante e familiar de usuário do CAPSi Heitor Villa-Lobos

DSCF2752

A palestrante Raquel Cruz

A presidente do CES-RJ, a conselheira Zaira da Costa, agradeceu a presença de todos e parabenizou “toda a equipe que organizou o evento”. A presidente prosseguiu afirmando que o seminário era “estratégico, pois estava sendo realizado antes da 8ª Conferência Estadual de Saúde”. Zaira completou lembrando da “alta rotatividade do profissionais de saúde que atuam nos CAPSi, o que prejudica demais o rendimento dos pacientes”.

O Controle Social, destacado pelo seguimento dos usuários, representou 44% dos participantes do seminário. Ao final, foi disponibilizado certificados para os participantes. O Conselho Estadual transmitiu o seminário ao vivo na sua página do Facebook.

Veja algumas imagens do seminário:

Íntegra do Seminário:

Daniel Spirin Reynaldo/Ascom CES-RJ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s