Semana da Saúde

Secretaria Estadual de Saúde promove a quarta edição da Semana da Saúde

Conselho Estadual de Saúde esteve presente e registrou os atendimentos na Cinelândia, no Centro do Rio

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro está realizando desde a última terça-feira (27), na Praça Cinelândia, no Centro do Rio, a quarta edição da Semana da Saúde, serviços de atendimento em saúde à população como consultas, exame de sangue, mamografia, saúde do homem, além de “serviços de aferição de pressão arterial, testes de glicemia e colesterol, orientação sobre alimentação saudável, vacinação contra febre amarela, teste rápido de sífilis, atendimento odontológico, além de palestras diversas. Os homens poderão se consultar com urologistas e realizar o teste de PSA, na tenda da Saúde do Homem e não é necessário ter encaminhamento. O mamógrafo móvel vai disponibilizar mamografias e ultrassonografias, para pacientes que já tenham o encaminhamento para esses exames”. [Conexão Saúde RJ]

Segundo a SES/RJ, foram realizados 2.776 atendimentos somente no primeiro dia. O secretário de Estado de Saúde Sérgio D’Abreu Gama afirmou que “a Semana da Saúde é um evento que já faz parte do calendário da cidade”. Disse ainda que “neste ano ainda há o mamógrafo móvel, com a mamografia e exames de ultrassom”, sendo “um  grande sucesso”. Completou afirmando:  “o primeiro dia foi muito bom e temos a certeza de que teremos uma grande semana pela frente”.

O Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro esteve presente com o secretário-executivo Flávio Campos da Silva e com a técnica administrativa Monique do Ponte, além da imprensa do Conselho, que registrou a grande presença da população usufruindo dos serviços.

DSCF18131

A Semana da Saúde vai até o dia 30 de novembro, de de 7h às 16h.

SERVIÇOS NA SEMANA DA SAÚDE

Mamógrafo Móvel

Para atendimento é necessário levar pedido do médico para o exame, identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. Além da mamografia, serão disponibilizadas também ultrassonografia mamária e transvaginal. Serão distribuídas 60 senhas por dia para mamografia e 30 para ultrassonografias.

Saúde do Homem

A ação contará com a tradicional estrutura dedicada à Saúde do Homem, no qual os visitantes participarão de palestras e poderão passar por consulta com especialista e exames de PSA para investigação sobre possíveis tumores na próstata. Serão distribuídas 600 senhas por dia e não é necessário ter encaminhamento.

Doação de sangue

Uma estrutura do Hemorio está no local para coleta de bolsas de sangue que vão abastecer o hemocentro.

Quem pode doar? Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. O modelo da autorização pode ser adquirido no site do Hemorio – http://www.hemorio.rj.gov.br. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação, além de não ingerir álcool 12 horas antes.

ATENÇÃO: Quem for tomar a vacina contra a febre amarela deve realizar a doação antes de se imunizar contra a doença.

Vacinação contra a Febre Amarela

Neste primeiro dia da Semana Saúde, 271 pessoas foram vacinadas contra a Febre Amarela. A vacina estará disponível em todos os dias do evento. No último dia 5/11, a SES lançou uma nova campanha estadual de vacinação contra a febre amarela. A ação visa imunizar cerca de 4 milhões de pessoas e tem como objetivo alcançar a cobertura vacinal de 95% do público-alvo antes da chegada do verão.

Com o fim do fracionamento, que ocorreu em outubro, a vacina aplicada será a dose padrão. A SES alerta que todos os que não tomaram a vacina devem procurar os postos. Aqueles que já foram imunizados, inclusive com a dose fracionada, não precisam se vacinar nesta etapa porque já estão protegidos.

A vacina não é indicada a bebês menores de 9 meses, pessoas com contraindicações especiais (pacientes imunodeprimidos, com doenças hematológicas graves, entre outras) e grávidas.

Prevenção em Saúde

As pessoas que passarem pelo local poderão tirar dúvidas com os profissionais sobre as doenças crônicas mais prevalentes no estado do Rio de Janeiro: obesidade, diabetes e hipertensão. Quem visitar o Espaço Venâncio poderá medir a glicose, aferir a pressão e medir o colesterol.

Parcerias

A Semana da Saúde é uma ação em parceria com o Grupo Bandeirantes e conta com o apoio da Drogaria Venancio, Cedae, Corpo de Bombeiros, Unimed, Aspen Pharma, Cepem, UVA, Café Evolutto, Sorria Bem, Medlevensohn e Piraquê.

DSCF1816DSCF1819DSCF1820DSCF1830[1]

DSCF1827[1]

————————————————————————————————————————————

ASSISTA À REPORTAGEM AQUI

yt

Daniel Spirin Reynaldo/Ascom CES-RJ

Categorias:Semana da Saúde

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s